23 de julio de 2011

35 EDICIÓN DA FESTA DO AVANTE


Declaração de Alexandre Araújo do Secretariado do CC do PCP

A realização da 35ª Festa do Avante! nos próximos dias 2, 3 e 4 de Setembro, constituirá pela sua dimensão, diversidade e impacto, um momento marcante da vida política e cultural do país.

Será uma Festa erguida pelo trabalho militante de milhares de homens, mulheres e jovens. Um exemplo ímpar, sem paralelo na vida nacional, da força e da capacidade de realização do PCP e que todos os anos assume uma renovada expressão. Uma Festa imprescindível à luta dos trabalhadores e do povo, à valorização da arte e da cultura, à afirmação dos valores da solidariedade e da paz, à defesa da liberdade e da democracia, de um Portugal independente e soberano.

A Festa do Avante! que realizaremos no primeiro fim-de-semana de Setembro, na Quinta da Atalaia – Amora – Seixal, assumirá este ano um significado excepcional. Decorrerá quando está em curso a mais violenta ofensiva desde os tempos do fascismo contra os direitos dos trabalhadores e do povo e num país que é hoje alvo de um programa ilegítimo de submissão e agressão que PS, PSD e CDS assumiram com a União Europeia e o FMI.

A dimensão política da Festa, nos seus comícios, nas dezenas de debates, nas exposições e sobretudo, na participação assumida de milhares de visitantes, constituirá também uma importante resposta do PCP e de muitos democratas e patriotas, ao rumo de desastre nacional que está em curso.

Terá particular destaque a resposta do PCP às alterações à legislação laboral, ao roubo nos salários e no subsídio de Natal, ao programa de privatizações em curso, ao assalto aos recursos nacionais por via da especulação financeira e do processo de integração capitalista na União Europeia. E, simultâneamente, a afirmação da exigência de uma ruptura com a política de direita que abra caminho à concretização de uma política patriótica e de esquerda que entre, outros aspectos, assuma a necessidade da valorização dos direitos dos trabalhadores, a renegociação da dívida e a defesa da produção nacional.

A Festa expressará o apelo para que se intensifique e alargue a luta de quem trabalha, de todos os democratas e patriotas, da juventude, para fazer frente à política do Governo. Para que todos aqueles que se sentem indignados ou atingidos pelo programa que está em curso façam ouvir a sua voz e que transportem a determinação e a confiança que se vive na nossa Festa, para os tempos que se seguirão exigindo um novo rumo para Portugal.

O PCP assinalará com particular expressão este ano a exigência de uma outra política que responda aos crescentes e inquietantes problemas da juventude. Emprego, salários, direitos, futuro - será o mote para as acções de contacto que se realizarão com milhares de jovens visitantes que sentem a Festa do Avante! como sua.

Uma referência ainda para a afirmação do ideal e do projecto comunista, testemunhado nos 90 anos de luta do PCP, como resposta a um mundo marcado por crescentes contradições e injustiças, pela exploração e pela guerra, pela crise capitalista que esmaga e oprime os povos, cumprindo o seu papel de sempre na luta pela Liberdade, a Democracia e o Socialismo.

A Festa do Avante! é justamente conhecida e valorizada pelo seu vasto programa. Um programa diversificado e transversal que permite a todos encontrar sempre novos motivos de interesse. Um programa que com mais detalhe é dado a conhecer na edição do Avante desta semana e de que se destaca:

- a presença de várias expressões das artes de palco no Avanteatro com as companhias de Teatro de Almada, A Barraca, Lua Cheia, ESTE, Teatro Ferro e da Companhia de Dança de Almada;

- a Exposição do Espaço da Ciência que este ano é dedicada à Química, sob o lema “ Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma; Com a luta tudo se transforma!”;

- a realização da XVIII Bienal de Artes Plásticas à qual concorreram cerca de 100 artistas. Paralelamente haverá um espaço dedicado à ilustração com o projecto de arte e literacia denominado “EVA”, de autoria de Margarida Botelho ao qual denominou “Encontros”. Estará também patente uma exposição dedicada à obra de Cipriano Dourado;

- o Desporto, que volta a ter lugar de destaque na Festa com a presença de mais de 40 modalidades envolvendo a colaboração de dezenas de clubes, associações, colectividades e a participação milhares de atletas;

- o Cinema Português, que ganhou por direito próprio espaço destacado na Festa. Pelo CineAvante passarão documentários, curtas e longas-metragens, filmes de ficção e animação entre os quais “Viagem a Portugal” e a “Cidade dos Mortos” de Sérgio Trefaut, “José e Pilar” de Miguel Gonçalves Mendes e “Quem vai à Guerra” de Marta Pessoa.

Na Festa do Livro, destaque para os lançamentos de novas edições como “No percurso de Guerras Coloniais (1961-1969)”, de Mário Moutinho de Pádua, “12 fugas das prisões de Salazar”, livro coligido e anotado por Jaime Serra e o volume “Portugal a Produzir” que, decorrente da campanha lançada pelo PCP na Festa do Avante! de 2010, afirma a defesa e a valorização da produção nacional como resposta aos problemas do emprego, da dívida, do crescimento económico.

Conhecido que está o essencial do programa da Festa, gostaríamos ainda de sublinhar que, para além das muitas iniciativas que ela comporta, a sua principal virtude reside na impressiva e generosa participação de massas, com particular destaque para a juventude. Uma participação que se renova todos os anos e que é fonte do prestígio da Festa do Avante! e a sua principal garantia para o futuro.

Até ao dia 1 de Setembro, a EP custa apenas 20,00 euros e nos dias da Festa 30 euros. Comprando já, também se poupa dez euros.
Acampamentos Exteriores

CAMPING
No Exterior da Festa funcionarão dois Acampamentos de apoio ao Visitante da Festa do Avante! Com capacidade limitada. O Acampamento A vocacionado para tendas e o Acampamento B vocacionado para a utilização de Caravanas e Roulotes. Não é permitido o parqueamento de outras viaturas.
Na admissão, os visitantes da Festa para acampar, terão de preencher uma ficha de inscrição, na recepção dos Acampamentos, ter obrigatoriamente a EP, pagar o valor simbólico de utilização de acordo com o período de estadia e o tipo de material utilizado, e cumprir o regulamento dos Acampamentos.

ARTISTAS:
4uatro Sul - Amor Electro - Ana Paula Russo - Anxo Lorenzo - Bela Nafa - Budda Power Blues - Camané - Che Sudaka -Clâ - Coro da Câmara de Lisboa - Coro do Tejo - Danças Ocultas - David Rovics - Dead Combo & Royal Orquestra das Caveias - Expensive Soul - Gala de Ópera - Gattamolesta - Inês Thomas Almeida - João Pedro Cabral - Júlio Reserde International Quartet - Kodo Yamagishi - L.U.M.E. - La Chiva Gantiva - Luís Rodrigues - Luísa Rocha - Marco Rodrigues - Maria Anadon Quinteto -Mário Alves - Mayra Andrade - Mosto - Nuno Dias - Pé na Terra - Quempallou - Ritinha Lobo - Sean Riley & The Slowriders - Sérgio Godinho - Susana Santos Silva Quinteto - Terrakota - The Happy Mothers - The Poppers - The Underdogs - Tim e Companheiros de Aventura - Trovante - 35 Anos - Virgem Suta - X-Wife - Xutos & Pontapés.

O PCG (Partido Comunista Guardes) organiza a viaxe con saída: o xoves e regreso o luns.

Mais información:
http://festadoavante.pcp.pt/2011/

A Guarda a 23 de xullo 2011

No hay comentarios:

Publicar un comentario